AVCB - Corpo de Bombeiros

O AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro)

é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O atestado certifica que a edificação passou por uma vistoria e, portanto, está de acordo com as normas de segurança contra incêndio.

Perguntas frequentes sobre AVCB

Todas as empresas precisam do AVCB?

Continuar lendo

De acordo com o Decreto 56.819, todas as empresas que desejam trabalhar de forma regular e seguindo as normas de segurança contra incêndios e qualquer outra situação emergencial precisam desse documento.

Para que serve esse documento?

O AVCB é de extrema importância para o funcionamento do estabelecimento, já que ele atesta que o local está apto a funcionar e dentro dos padrões de segurança do Corpo de Bombeiros.

Além disso, a certificação é cobrada ao acionar um seguro por motivo de incêndio, por exemplo. A seguradora pode se recusar a pagar pelos danos causados pelo sinistro, caso a empresa esteja irregular.

Como emitir o AVCB?

Dependendo da metragem do estabelecimento, bem como o ramo de atividade da empresa é necessário a contratação de um engenheiro que vai emitir uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Esse documento é encaminhado ao Corpo de Bombeiro que irá protocolar essa certificação e, posteriormente, iniciar o processo de vistoria no local.

Ao constatar, após a vistoria, que o estabelecimento está dentro das normas de segurança exigidas, é emitido o AVCB.

Quem pode me auxiliar nesse processo de emissão do AVCB?

A Register Corporation do Brasil, uma das maiores empresas de regulamentação empresarial do país, pode ajudar o empresário na emissão desse documento, afinal, disponibiliza profissionais capacitados para prestar total consultoria e assessoria a quem os procura.

Qual o prazo de validade do AVCB?

Geralmente o AVCB tem um prazo de validade de 2 a 5 anos, no entanto, esse período vai variar de acordo com a lotação do lugar, bem como a finalidade do espaço.

O meu AVCB poderá ser cassado?

Sim, caso o Corpo de Bombeiros perceba que a edificação sofreu qualquer tipo de alteração prejudicial aos equipamentos de segurança contra incêndios será instaurado um procedimento administrativo que visará a cassação do documento.

O que é CLCB?

O CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros) é um documento que o Corpo de Bombeiros emite para as edificações que são consideradas de baixo risco a vida e ao patrimônio. Esse certificado substitui o AVCB para todos os fins.

Já li

Alguns de nossos clientes